MV Agusta Forum banner

2016 TVL - análise após duas semanas de posse

21K views 38 replies 15 participants last post by  apelsinelise  
#1 ·
Aqui está a minha análise da MV Agusta Turismo Veloce 800 Lusso 2016 com base nas duas semanas de posse e nos meus primeiros 800 quilómetros nela. Gostaria também de fazer uma breve comparação com algumas outras motos que testei antes de escolher a TVL, mas guardarei isso para outro post.

Esta é a minha primeira MV Agusta.

1. APARÊNCIA

Pode parecer estranho começar a análise da moto pela aparência, mas estamos a falar da MV Agusta aqui. A TVL é absolutamente deslumbrante de qualquer ângulo que se olhe! Sem dúvida, parece melhor ao vivo - as fotos não lhe fazem justiça.

Cada curva da carroçaria é uma verdadeira obra de arte. Cada parte da moto parece estar no lugar certo e complementa todas as outras partes que a rodeiam.

Esta é a moto que faz com que o proprietário olhe sempre para trás, e não apenas se afaste depois de terminar a condução. Caramba, até faço viagens extras à minha garagem só para olhar para a TVL!

2. PACOTE GERAL

A TVL também é, na minha opinião, completa. Esta é apenas a segunda moto que possuo na qual não tenho absolutamente nenhum desejo de colocar acessórios. Tudo nela está como deve ser, logo de fábrica:

- Os indicadores são LED, já todos nos lugares certos.
- As manetes de travão e embraiagem não têm folga e são bem ajustáveis.
- A carroçaria tem um ótimo aspeto sem quaisquer embelezamentos em fibra de carbono.
- O estilo do escape combina com o resto da moto.
- Não é necessário um suporte de matrícula, a traseira já está limpa.
- As malas laterais não podem ser melhor integradas na moto.

3. ERGONOMIA

Tenho 1,80 m e a TVL serve-me bem. Dada a altura estratosférica do assento, fiquei um pouco surpreendido que a medida do assento aos apoios para os pés seja de apenas 45 cm (o mesmo que na minha Ducati Monster 1200S). No entanto, isso definitivamente proporciona uma excelente distância ao solo.

A posição do corpo é muito confortável, a ligeira inclinação para a frente é perfeita para passeios.

O assento do condutor não permite muita movimentação para trás e para a frente. No entanto, isso acabou por não ser uma preocupação nas ravinas, pois eu conseguia facilmente inclinar-me na moto (embora não tão facilmente como na Daytona :)). Sim, não é possível mover as nádegas para trás e enfiar tudo a alta velocidade, mas a moto não vai a mais de 240 km/h de qualquer maneira (a barreira dos 190 km/h é real).

Os guiadores são montados em extensores muito altos, tornando fácil limpar o depósito com a direção totalmente bloqueada. Sem medo de beliscar as mãos em curvas apertadas.

A viseira é surpreendentemente capaz. A bolha de ar é relativamente pequena, mas não tem turbulência. A viseira também é muito sólida e não oscila ou vibra em alta velocidade como em algumas outras motos.

4. MOTOR

O motor triplo MV Agusta 800 na TVL é um motor Ok. Não é tão potente como os motores duplos Ducati ou KTM, nem tão suave como os motores triplos Triumph. O som é um pouco agrícola ou até semelhante a um motor diesel às vezes. Não há uma onda de binário em baixa rotação, nem uma corrida louca em altas rotações. Também não há buracos na faixa de rotação. O nome do jogo para este motor é LINEAR. O motor não se impõe ao condutor, pedindo-lhe que conduza a moto como uma cruiser ou que grite sempre perto do limitador de rotação. A potência é apenas adequada, mas é previsível e utilizável em todo o lado.

5. EMBRAIAGEM

A embraiagem é estranha. A zona de fricção é bem definida, mas um pouco mole. Soltar a embraiagem com precisão na TVL não é tão fácil e natural como deveria ser. Além disso, há um ruído de chocalho muito pronunciado ("rolar
 

Attachments

#4 ·
O motor quebra com o tempo. Além disso, ele se beneficia de tubos não originais.
Eu concordo, coloquei projetos FM no meu e UAU, ele pode respirar... Realmente abre! Tenho um pouco mais de 4k no meu, e ele se beneficia de um período de amaciamento, tudo funciona muito bem. Ajustar a suspensão leva tempo com suas preferências.Na minha humilde opinião, e para o meu estilo de pilotagem, ele tem um desempenho melhor do que um DUC MS-s 2015/16. Em comparação, DUC é pesado, com manuseio lento. O TVL é muito ágil, muito rápido e fácil para o corpo, e também posso ajustar a moto para muitos tipos de condições em tempo real. Uma grande vantagem com o APP MV.
 
#5 ·
Obrigado pelo feedback, pessoal!

Concordo que o escape TVL de fábrica é muito silencioso. Como está, ouço e sinto o motor, não o escape, quando ando.

Estou a analisar os sistemas de escape aftermarket disponíveis para o TVL. O FM Project parece muito bom, soa muito bem no YouTube, mas algumas análises neste fórum indicam que é um pouco barulhento. O QD e o HP Corse Hydro também parecem bons, não tenho a certeza do som.

Neste momento, estou a manter os tubos de fábrica. Seria bom se a MV Agusta oferecesse uma opção de escape "off-road" de alto desempenho OEM, mas, infelizmente, não é oferecida. Tive uma experiência muito boa com o Termignoni completo na minha Monster 1200S e a configuração Arrow OEM para a minha Daytona 675R. Ambos os sistemas vieram com mapas de ECU OEM, que, na minha opinião - especialmente no caso da configuração Ducati Termignoni - transformaram completamente a moto.

Estou a aprender a embraiagem e acho que estou a melhorar a senti-la (parei de usar o quick-shifter completamente por agora). As mudanças de velocidade estão a ficar mais suaves. As reduções de velocidade são muito suaves.

O meu polegar direito não é capaz de fazer o movimento de ioga necessário para engatar o controlo de velocidade de forma suave. No entanto, aprendi um truque para o fazer usando apenas a mão esquerda, movendo o interruptor basculante do menu no guiador esquerdo: DIREITA->DIREITA->DIREITA->CARREGAR. Não é necessário olhar para o painel. Engata sempre :)

Ontem à noite, a moto apresentou "Erro do Sensor GPS" no ecrã de inicialização e agora continua a acontecer em cada inicialização. Estou a planear remover o painel da carenagem esquerda para ter a certeza de que a porcaria do GPS ainda está conectada. Caso contrário, não faço ideia de como poderia falhar. Mais alguém viu este erro?

No geral, adoro a minha TVL!
 
#7 ·
Eu tenho o QD, acho que o som é ótimo e mais alto que o original, mas não ofensivo com os baffles dentro. Embora eu não ache que seja compatível com um descanso central.
Eu uso o quickshifter o tempo todo (quando está funcionando!), tanto para cima quanto para baixo, as mudanças são bonitas nas mudanças para cima, desde que você tenha carga positiva na transmissão, não precisa estar totalmente aberto, apenas puxando. Ele vai melhorar à medida que a moto rodar e a ação da caixa de câmbio ficar mais suave.
 
#8 ·
Obrigado pela publicação apelsinelise.

Tenho o HP Corse Hydro Tre instalado na minha TVL. Isto funciona com o descanso central e não é tão barulhento como o FM Project. A qualidade é soberba, como eu esperaria, porque era bastante caro. O borbulhar na desaceleração é algo que você gosta ou não.

As únicas outras modificações que fiz são as seguintes:

Ecrã Puig; melhor que o OEM para proteção contra o vento e ruído, a eficácia depende da sua altura.

Proteção do radiador R&G; essencial dada a guarda-lamas dianteira curta.

Protetores de queda R&G; só por precaução...

Assentos MV comfort para condutor e passageiro. Os originais são bons, mas estes são um pouco mais firmes, têm inserções de gel e ficam ótimos. Uma semana de passeio acabou de ser feita nestes e eu não tive nenhum problema/dores, etc. Duas viagens maiores chegando entre a próxima sexta-feira e meados de julho como um teste ácido.

Bolsa de depósito Givi tanklock; complementa as malas laterais por uma semana ou duas longe de casa. É uma moto desportiva de turismo, afinal :)
 
#9 ·
#10 ·
Parece que o HP Hydro Tre está recebendo os votos... hora de pesquisar.

Na nota lateral, não acho que meu quickshifter esteja funcionando corretamente. Bem... a parte "up-quick" funciona, mas "down-blip" não.

Na página de configuração do painel para quickshifter, existem apenas duas configurações: "ON - OFF" e "DYNAMIC: UP - UP/DOWN".

1. Desligar o quickshifter desativa as mudanças de marcha sem embreagem como esperado. Ainda posso reduzir as marchas sem usar a embreagem se o acelerador estiver ligeiramente aberto (a embreagem deslizante suaviza a redução de marcha perfeitamente por si só).

2. Ligar o quickshifter ativa as mudanças de marcha sem embreagem exatamente da mesma forma que o quickshifter funciona na minha Daytona 675R. Clique - mudança. Sem drama.

3. Agora, a configuração "DYNAMIC" não tem efeito no meu TVL. Posso reduzir as marchas sem a embreagem se o acelerador estiver parcialmente aberto, independentemente da configuração. NÃO POSSO reduzir as marchas sem a embreagem com o acelerador totalmente fechado, independentemente desta configuração. Ou qualquer configuração de quickshifter para esse assunto.

Eu pensei que o objetivo do autoblipper era ser capaz de reduzir as marchas com o acelerador totalmente fechado. Mas isso não está acontecendo.
 
#12 · (Edited)
Seu quick-shifter não parece estar funcionando corretamente, ele deve reduzir as marchas como você espera. O sensor é bastante suscetível à umidade, o meu falhou completamente e foi recentemente substituído na garantia. Ainda não é perfeito, admito, e o trabalho parece ter afetado a seleção de marchas, ou seja, dificuldade em encontrar o ponto morto, o que estava bom antes. A troca de marchas com o QS requer uma tração positiva na troca de marchas para funcionar suavemente, o que faz sentido, mas deve funcionar com a borboleta fechada para as reduções.
 
#13 · (Edited)
ATUALIZAÇÃO: TVL com 3 semanas de posse e 1600 milhas.

Estou começando a gostar da suspensão Skyhook. Vindo de várias motos equipadas com Ohlins, a Skyhook foi um pouco decepcionante no início. A sensação geral da suspensão é mole e instável em todos os modos, exceto no modo Sport, acentuada por muito ruído da estrada transmitido ao piloto. Brinquei com diferentes configurações de suspensão no aplicativo MV+, mas não consegui encontrar a configuração que eu gostasse.

Eventualmente, optei pelo modo Sport padrão e pelas configurações de suspensão HARD e comecei a andar de moto com mais força. Temos muitas estradas de cânion maravilhosas aqui no Colorado. Curvas rápidas, curvas em ângulo e de raio decrescente, curvas fechadas repentinas, retas de mais de 160 km/h, mudanças severas de elevação - tudo o que você deseja :) Estou confiando cada vez mais nos Scorpion Trails - não totalmente a ponto de arrastar o joelho, mas as faixas de frango desapareceram completamente - e isso é bom o suficiente por enquanto.

Muito provavelmente devido à sua altura, o TVL recompensa transições suaves de freio-acelerador-freio nas curvas. A moto parece muito confortável inclinada e com o acelerador - um pouco surpreendente com sua altura, distância entre eixos curta e ausência do amortecedor de direção. TVL é uma moto muito emocionante para andar forte e rápido!

MELHOR NOTÍCIA: Ontem à noite, meu interruptor de embreagem falhou com os mesmos sintomas bem descritos aqui neste fórum - mensagem de aviso no painel, luz de verificação do motor, TC e QS inutilizáveis. Fiquei um pouco desapontado no início, mas então... Oba! A embreagem agora está perfeita! Minhas mudanças de marcha bruscas são história! Não era a embreagem, não era minha mão - era a eletrônica cortando a mudança! Agora - mudanças de marcha e reduções suaves, com apenas um toque na alavanca da embreagem. Adeus TC e QS. Pura felicidade.

:grin2:

Para resumir: com apenas algumas semanas de posse, a eletrônica do TVL está se autodestruindo em um ritmo alarmante, mas a moto está ficando cada vez melhor, apesar (ou talvez até como resultado direto) disso.

Mal posso esperar para andar mais nela.
 
#14 ·
Muito provavelmente devido à sua altura, a TVL recompensa transições suaves de freio-acelerador-freio nas curvas. A moto é muito confortável inclinada e com o acelerador - um pouco surpreendente com sua altura, distância entre eixos curta e ausência do amortecedor de direção. A TVL é uma moto muito emocionante para andar forte e rápido!
 
#15 ·
Estou continuando a solucionar problemas de quick-shifter/embreagem que estão acontecendo na minha TVL. Pois seria bom ter a moto funcionando 100% como deveria. Eventualmente.

Esta é a minha teoria, pelo que vale:

MOTOR FRIO: Sensor de pressão hidráulica da embreagem operacional. A moto dá partida na marcha, o quick-shifter funciona.

MOTOR QUENTE: O sensor de pressão da embreagem começa a apresentar mau funcionamento. A moto não pode mais ser ligada na marcha, o quick-shifter está com problemas.

MOTOR QUENTE POR UM TEMPO: Sensor da embreagem falha. Mensagem no painel, luz de verificação do motor acesa, controle de tração e quick-shifter estão desativados e inoperantes.

Repita na próxima partida a frio.

Faz sentido? Alguém mais teve a mesma experiência em suas TVs? Se sim, qual foi a solução?
 
#20 ·
Então, na segunda-feira desta semana, no trânsito pára e anda, enquanto soltava e puxava a embraiagem, algo mudou fisicamente na puxada da embraiagem. De repente, o ponto de engate estava bem na barra. Momentos antes, estava a meio caminho para fora.
Isto já me aconteceu meia dúzia de vezes! A primeira vez aconteceu ao sair de uma rotunda em T à direita a subir, a embraiagem parecia um microinterruptor, mais ou menos onde ia morder, de repente engate total, depois um pequeno puxão na alavanca, sem tração, soltar uma fração e engatar totalmente novamente. No início pensei que era só eu, mas agora que aconteceu mais vezes parece ser um problema com a embraiagem. Vai entrar na próxima quinta-feira para alguns trabalhos de garantia, incluindo o TSB da cesta da embraiagem, espero que eles consigam resolver isso então.
 
#18 ·
Eu parei hoje em um sinal e então não consegui ligar o motor novamente pressionando a embreagem com a 1ª marcha engatada. Todo o resto funciona, mas agora a moto tem que estar em ponto morto, o que às vezes é difícil de encontrar, para ligar. Apenas 350 milhas aqui, mas na Flórida (úmido e chuvoso).
É isso? Nesse caso, fico feliz que esteja acontecendo tão cedo antes da revisão de 600 milhas...
 
#19 ·
I stalled today at a light and then I couldn't start the engine again pressing the clutch with 1st gear engaged. Everything else works, but now the bike has to be in neutral, wich sometimes is hard to find, in order to start. Only 350 miles here, but in Florida (humid and rainy).

Is this it? In that case I am glad it is happening so soon before the 600 mile service...
Eu tive o mesmo problema na minha Turismo Veloce. Acabei de voltar do serviço e eles pediram um novo interruptor de embreagem. É comum, como posso ver.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk
 
#23 ·
PRIMEIRO MOD: Os Espelhos!

Acabei de concluir meu primeiro mod TVL - substituição dos espelhos usando espelhos de fábrica Rivale OEM. A configuração é 100% plug-and-play.

Observações iniciais: Os espelhos de extremidade de guidão Rivale vibram quase o mesmo que os espelhos de fábrica da TV, talvez um pouco menos. No entanto, a visibilidade é MUITO melhorada. Não estou mais olhando para os meus cotovelos, mas tenho uma boa visão ampla do que está atrás de mim. A visibilidade lateral também é muito melhorada. Os espelhos dobram bem, existem até inserções de borracha integradas nas montagens dos espelhos, evitando que o vidro do espelho seja riscado enquanto está dobrado. Configuração de alta qualidade.

Os espelhos de extremidade do guidão tornam o guidão visivelmente mais largo, mas eu não ando entre os carros e, portanto, não me importo. O benefício adicional é a capacidade de ficar em pé nos pedais sem se preocupar em bater nos espelhos com os antebraços.

Além disso, para cobrir os pontos de montagem dos espelhos originais, usei pés de borracha de substituição para MacBook PRO da eBay. $2. Autoadesivo. Ajuste perfeito.

No geral, o mod não é exatamente barato, mas a consciência situacional vale a pena na minha opinião.
 

Attachments

#24 ·
Gosto do visual desses espelhos Rivale na sua TV. Não é permitida a divisão de faixas onde eu moro, então posso seguir o caminho que você seguiu.

Você percebe alguma mudança na turbulência com a remoção dos espelhos originais?
 
#25 · (Edited)
Você nota alguma mudança na turbulência com a remoção dos espelhos originais?
Na verdade, não. Não consegui notar nenhuma diferença.

Agora, os espelhos de extremidade do guidão podem estar tornando a direção um pouco menos estável em velocidades > 80 mph, embora eu não possa dizer definitivamente que o fazem. Distância entre eixos curta + ausência de amortecedor de direção = não será extremamente estável em alta velocidade, não importa o quê. Você pode facilmente dobrar os espelhos para essas corridas de velocidade, problema resolvido :)

Os espelhos Rivale tornam um pouco mais difícil manobrar a moto para dentro e para fora de uma garagem. Eu também gostaria que os espelhos tivessem mais curvatura no vidro (como os CRG Arrows), mas eles ainda oferecem um campo de visão bastante extenso em comparação com os originais.

A divisão de faixa também é ilegal aqui no Colorado.
 
#26 ·
Notei que meus grandes protetores de mão HDB e espelhos laterais também tornam meu FE501 mais instável a 80 mph em condições de vento. Tenho certeza de que é mais perceptível devido ao pneu dianteiro com cravos de 21" que flutua um pouco em alta velocidade no pavimento. Além disso, esses protetores de mão e os espelhos são grandes e planos, sem qualquer indício de aerodinâmica..
 
#27 · (Edited)
ATUALIZAÇÃO: TVL com 2 meses de posse e 2000 milhas

EU. AMO. ESTA. MOTO.

Simples assim. Notas de interesse:

1) Manuseio: Bom. A moto veio de fábrica com pneus Pirelli Scorpion Trail com 38/38 psi recomendados. Não tenho certeza de qual é o benefício de pressões de pneus tão altas. Depois de andar com os 38/38 recomendados por um tempo, decidi reduzir a pressão para algo mais convencional, 32/34. O manuseio é MUITO melhor. Além disso, a oscilação em alta velocidade na rodovia agora desapareceu. A moto agora está muito estável em alta velocidade.

A única desvantagem de manuseio até agora é que não tenho total confiança no pneu traseiro em plena inclinação. Está fazendo alguma coisa... Não tenho certeza do quê. Assim que os Scorpion Trails acabarem, vou substituí-los por algo mais pegajoso para ver se faz diferença. Curiosamente, o pneu dianteiro está se desgastando tão rápido, senão mais rápido, que o traseiro.

2) Quilometragem de combustível: Ótimo. Esta é uma moto com alcance de 250 milhas (a mais longa que consegui até agora foi 230 milhas para reabastecer - milhas do odômetro, não milhas do GPS). Concedido, eu tendo a enchê-lo até a borda, mas ainda assim. Cada tanque cheio me deu mais de 200 milhas no odômetro.

Eu ando principalmente em estradas sinuosas e estradas secundárias. Não sou fácil com o acelerador.

3) Confiabilidade: Mistura de sacos. O interruptor da embreagem e o sensor de GPS falharam. Ambos serão consertados pela concessionária eventualmente. A roda dentada traseira tem folga excessiva. Enquanto isso, soluções:

- Interruptor da embreagem: Desative o quick shifter, certifique-se de estar em ponto morto para dar partida no motor. Ignore o resto.

- Sensor GPS: Meu revendedor se livrou do erro. Derrubou toda a funcionalidade do registrador de dados com ele.

- Roda dentada traseira: Pedidos de borrachas de reposição para o acionamento cush. Enquanto isso, ignore.

4) Mods: Nenhum. Exceto pelos espelhos. Descrito anteriormente neste tópico.

6) Conforto: Excepcional. Esta é a moto mais confortável que já tive.

7) Aproveitamento: Pelo telhado!!!

:smile2::smile2::smile2:
 
#29 ·
A única desvantagem até agora é que não tenho confiança total no pneu traseiro em plena inclinação. Ele está fazendo algo... Não tenho certeza do quê. Assim que os Scorpion Trails acabarem, vou substituí-los por algo mais aderente para ver se faz diferença. Curiosamente, o pneu dianteiro está desgastando tão rápido, senão mais rápido que o traseiro.

"Ele está fazendo algo" na curva ou na saída da curva? Derrapando ou o quê? Eu costumava trocar 2 pneus dianteiros por um traseiro na minha BMW (Pirelli angel GT) porque freava muito antes da curva, a F800R não é potente o suficiente para "comer" o pneu traseiro como a MV faz, vou trocar os Scorpion T por Diablo Rosso 3 só para ver a diferença...
 
#30 ·
"Está a fazer alguma coisa" na curva ou na saída da curva? A deslizar ou o quê?
Como eu disse, não tenho a certeza do que está a fazer. A melhor forma de descrever é: assim que levo a mota perto da inclinação total na extremidade do pneu, a traseira fica subitamente macia. Não sai. Não acho que esteja a deslizar. A mota ainda mantém a linha - simplesmente não gosto da sensação. Endireitar a mota alguns graus restaura a sensação sólida da suspensão traseira. A TVL faz com que seja fácil esquecer que é uma mota de turismo - ando com ela com demasiada frequência como se fosse uma mota desportiva :) É preciso resolver este problema com pneus adequados e algumas experiências com a pressão do ar. Também estou a pensar nos Pirelli Diablo Rosso 3.
 
#34 ·
Tive um comportamento estranho da embreagem ao sair da imobilidade em algumas ocasiões. Quase como engate e desengate repentinos. Bastante perturbador. Parece ser quando o motor está quente. Sangrar a embreagem é algo que vou tentar quando voltar para casa da minha turnê atual. Obrigado por sugerir Jrocket.
 
#38 ·
Sangrar a embraiagem não resolveu o problema para mim :(

Assim como Bumpkin descreveu: "engate e desengate repentinos, parece ser quando o motor está quente". Muito inconsistente.
Você primeiro esvaziou o fluido de óleo ou apenas sangrou o fluido atual?

Se o fluido estiver ruim, sangrar não fará muita coisa por si só.

Minha moto "parece" estar melhor. Concordo que foi pior quando a moto estava quente, e eu estava em muito trânsito intenso com muito uso da embreagem. Não me aconteceu novamente desde que eles esvaziaram o fluido.
 
#37 ·
Eu troquei o fluido da embreagem depois que minha embreagem parou de funcionar. O problema era o interruptor da embreagem, eu acho, mas o reservatório tinha muito resíduo preto.
 
#39 ·
Atualização sobre a embreagem:

A embreagem da minha TVL tem piorado cada vez mais. Finalmente, ela falhou completamente, despejando todo o seu fluido hidráulico no chão da minha garagem. Felizmente, quase ao mesmo tempo, meu revendedor recebeu todas as peças para o TSB da embreagem, interruptor de embreagem de substituição, etc., então foi para os reparos.

Agora, estou feliz em informar... tudo está consertado!

De acordo com o técnico de serviço, o sensor do interruptor da embreagem não só estava atrapalhando a eletrônica e lançando códigos da ECU, mas também estava borrifando fluido. Agora, com o interruptor substituído, todos os problemas relacionados à embreagem estão resolvidos.

Não consigo expressar totalmente o quão melhor a moto está agora!