Aqui está a minha análise da MV Agusta Turismo Veloce 800 Lusso 2016 com base nas duas semanas de posse e nos meus primeiros 800 quilómetros nela. Gostaria também de fazer uma breve comparação com algumas outras motos que testei antes de escolher a TVL, mas guardarei isso para outro post.
Esta é a minha primeira MV Agusta.
1. APARÊNCIA
Pode parecer estranho começar a análise da moto pela aparência, mas estamos a falar da MV Agusta aqui. A TVL é absolutamente deslumbrante de qualquer ângulo que se olhe! Sem dúvida, parece melhor ao vivo - as fotos não lhe fazem justiça.
Cada curva da carroçaria é uma verdadeira obra de arte. Cada parte da moto parece estar no lugar certo e complementa todas as outras partes que a rodeiam.
Esta é a moto que faz com que o proprietário olhe sempre para trás, e não apenas se afaste depois de terminar a condução. Caramba, até faço viagens extras à minha garagem só para olhar para a TVL!
2. PACOTE GERAL
A TVL também é, na minha opinião, completa. Esta é apenas a segunda moto que possuo na qual não tenho absolutamente nenhum desejo de colocar acessórios. Tudo nela está como deve ser, logo de fábrica:
- Os indicadores são LED, já todos nos lugares certos.
- As manetes de travão e embraiagem não têm folga e são bem ajustáveis.
- A carroçaria tem um ótimo aspeto sem quaisquer embelezamentos em fibra de carbono.
- O estilo do escape combina com o resto da moto.
- Não é necessário um suporte de matrícula, a traseira já está limpa.
- As malas laterais não podem ser melhor integradas na moto.
3. ERGONOMIA
Tenho 1,80 m e a TVL serve-me bem. Dada a altura estratosférica do assento, fiquei um pouco surpreendido que a medida do assento aos apoios para os pés seja de apenas 45 cm (o mesmo que na minha Ducati Monster 1200S). No entanto, isso definitivamente proporciona uma excelente distância ao solo.
A posição do corpo é muito confortável, a ligeira inclinação para a frente é perfeita para passeios.
O assento do condutor não permite muita movimentação para trás e para a frente. No entanto, isso acabou por não ser uma preocupação nas ravinas, pois eu conseguia facilmente inclinar-me na moto (embora não tão facilmente como na Daytona
). Sim, não é possível mover as nádegas para trás e enfiar tudo a alta velocidade, mas a moto não vai a mais de 240 km/h de qualquer maneira (a barreira dos 190 km/h é real).
Os guiadores são montados em extensores muito altos, tornando fácil limpar o depósito com a direção totalmente bloqueada. Sem medo de beliscar as mãos em curvas apertadas.
A viseira é surpreendentemente capaz. A bolha de ar é relativamente pequena, mas não tem turbulência. A viseira também é muito sólida e não oscila ou vibra em alta velocidade como em algumas outras motos.
4. MOTOR
O motor triplo MV Agusta 800 na TVL é um motor Ok. Não é tão potente como os motores duplos Ducati ou KTM, nem tão suave como os motores triplos Triumph. O som é um pouco agrícola ou até semelhante a um motor diesel às vezes. Não há uma onda de binário em baixa rotação, nem uma corrida louca em altas rotações. Também não há buracos na faixa de rotação. O nome do jogo para este motor é LINEAR. O motor não se impõe ao condutor, pedindo-lhe que conduza a moto como uma cruiser ou que grite sempre perto do limitador de rotação. A potência é apenas adequada, mas é previsível e utilizável em todo o lado.
5. EMBRAIAGEM
A embraiagem é estranha. A zona de fricção é bem definida, mas um pouco mole. Soltar a embraiagem com precisão na TVL não é tão fácil e natural como deveria ser. Além disso, há um ruído de chocalho muito pronunciado ("rolar
Esta é a minha primeira MV Agusta.
1. APARÊNCIA
Pode parecer estranho começar a análise da moto pela aparência, mas estamos a falar da MV Agusta aqui. A TVL é absolutamente deslumbrante de qualquer ângulo que se olhe! Sem dúvida, parece melhor ao vivo - as fotos não lhe fazem justiça.
Cada curva da carroçaria é uma verdadeira obra de arte. Cada parte da moto parece estar no lugar certo e complementa todas as outras partes que a rodeiam.
Esta é a moto que faz com que o proprietário olhe sempre para trás, e não apenas se afaste depois de terminar a condução. Caramba, até faço viagens extras à minha garagem só para olhar para a TVL!
2. PACOTE GERAL
A TVL também é, na minha opinião, completa. Esta é apenas a segunda moto que possuo na qual não tenho absolutamente nenhum desejo de colocar acessórios. Tudo nela está como deve ser, logo de fábrica:
- Os indicadores são LED, já todos nos lugares certos.
- As manetes de travão e embraiagem não têm folga e são bem ajustáveis.
- A carroçaria tem um ótimo aspeto sem quaisquer embelezamentos em fibra de carbono.
- O estilo do escape combina com o resto da moto.
- Não é necessário um suporte de matrícula, a traseira já está limpa.
- As malas laterais não podem ser melhor integradas na moto.
3. ERGONOMIA
Tenho 1,80 m e a TVL serve-me bem. Dada a altura estratosférica do assento, fiquei um pouco surpreendido que a medida do assento aos apoios para os pés seja de apenas 45 cm (o mesmo que na minha Ducati Monster 1200S). No entanto, isso definitivamente proporciona uma excelente distância ao solo.
A posição do corpo é muito confortável, a ligeira inclinação para a frente é perfeita para passeios.
O assento do condutor não permite muita movimentação para trás e para a frente. No entanto, isso acabou por não ser uma preocupação nas ravinas, pois eu conseguia facilmente inclinar-me na moto (embora não tão facilmente como na Daytona
Os guiadores são montados em extensores muito altos, tornando fácil limpar o depósito com a direção totalmente bloqueada. Sem medo de beliscar as mãos em curvas apertadas.
A viseira é surpreendentemente capaz. A bolha de ar é relativamente pequena, mas não tem turbulência. A viseira também é muito sólida e não oscila ou vibra em alta velocidade como em algumas outras motos.
4. MOTOR
O motor triplo MV Agusta 800 na TVL é um motor Ok. Não é tão potente como os motores duplos Ducati ou KTM, nem tão suave como os motores triplos Triumph. O som é um pouco agrícola ou até semelhante a um motor diesel às vezes. Não há uma onda de binário em baixa rotação, nem uma corrida louca em altas rotações. Também não há buracos na faixa de rotação. O nome do jogo para este motor é LINEAR. O motor não se impõe ao condutor, pedindo-lhe que conduza a moto como uma cruiser ou que grite sempre perto do limitador de rotação. A potência é apenas adequada, mas é previsível e utilizável em todo o lado.
5. EMBRAIAGEM
A embraiagem é estranha. A zona de fricção é bem definida, mas um pouco mole. Soltar a embraiagem com precisão na TVL não é tão fácil e natural como deveria ser. Além disso, há um ruído de chocalho muito pronunciado ("rolar